O Segredo Oculto para Reduzir Estresse
20/07/2024 16:41A respiração desenvolve um papel fundamental na regulação do funcionamento do sistema nervoso e do cérebro.
É por meio do movimento de entrada e saída de ar dos pulmões que nos comunicamos com o ambiente, vitalizamos o corpo, absorvemos energia vital (KI) e expressamos nossas emoções.
Por este motivo a respiração tem papel essencial para promover a saúde física, emocional e mental, além de trazer a sensação de bem-estar e de tranquilidade para diversos momentos do seu dia.
A respiração consciente e profunda pode ajudar a regular a resposta ao estresse, acalmando o sistema nervoso e reduzindo a ansiedade.
“Quando uma pessoa está sob estresse, a respiração tende a ficar mais rápida e superficial. Isso pode ativar a resposta de ‘luta ou fuga’ do corpo, que envolve a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol”.
Devemos prestar muita atenção ao inspirar e expirar, principalmente se o objetivo for diminuir o estresse. Inspirar e expirar corretamente acalma e é um antídoto contra o estresse e a ansiedade, além de aliviar os sintomas da depressão.
Uma respiração desregulada, muitas vezes causada pelo estresse do dia a dia, pode levar a uma série de problemas:
- Respirar de maneira superficial e rápida ativa o sistema nervoso simpático, aumentando os níveis de cortisol e perpetuando o ciclo de ansiedade e estresse
- A respiração inadequada pode diminuir a oxigenação do corpo, resultando em falta de energia e cansaço constante e fadiga.
- A respiração desregulada pode afetar negativamente a digestão, causando desconfortos e problemas gastrointestinais.
- A respiração irregular pode dificultar a entrada em estados de relaxamento profundo, afetando a qualidade do sono.
- Uma respiração descompassada pode aumentar a pressão arterial e sobrecarregar o coração, levando a problemas cardiovasculares.
A respiração ajuda a alinhar a mente e o corpo para quem está sem energia, deprimido, com ansiedade, insônia, memória ruim e mente acelerada.
Mas não estamos falando da respiração automática e superficial, e sim da respiração profunda e consciente, com aumento de entrada de oxigênio no organismo, garantindo um corpo energizado e a cabeça mais relaxada.
É a respiração que alimenta nossa energia, e se o cérebro não recebe a quantidade certa de oxigênio, a tendência é não termos energia vital suficiente para nos desenvolver e mudar.
Diariamente você pode usar a respiração como um forte aliado para controlar suas emoções e viver melhor.
Quando você sente emoções agradáveis, quando está feliz, calmo e envolvido com uma atividade prazerosa, sua respiração se torna mais lenta, profunda e ao mesmo tempo mais suave.
Por outro lado, quando você está diante de emoções desagradáveis – como o medo, aflição, raiva e ansiedade – sua respiração se acelera, torna-se curta e você absorve menos oxigênio.
E aí, temos um problema! A boa notícia é que é possível reverter todos esses efeitos através de técnicas de respiração consciente!
A vivência de relaxamento profundo com respiração consciente e visualização criativa é excelente para regularizar todos esses sintomas citados e te ajudar a ser uma pessoa mais feliz e lúcida!
Marisa Nascimento Especialista Emocional